Aprenda a usar SimpliRoute

Este artigo contém passo a passo os detalhes para criar suas primeiras rotas.

Ana Jiménez avatar
Escrito por Ana Jiménez
Actualizado hace más de una semana

Bem vindo ao SimpliRoute! Esta é a visão geral da plataforma:

À sua esquerda, você encontrará os botões que levam aos diferentes módulos da plataforma (Rotas, Rastreamento e Dashboards). Ao entrar, você sempre inserirá automaticamente na Rotas.

No canto superior direito, você encontrará ferramentas para orientá-lo: um tour, um vídeo e um chat de suporte.


Ao clicar no seu nome, você pode acessar as ¿onfigurações, onde você pode alterar as configurações da sua conta ou seu perfil, de onde você pode adicionar uma forma de pagamento e alterar sua senha.

Usuários e veículos

Para criar uma rota, precisamos ter um veículo e um usuário de motorista. Para criá-los, devemos ir para Configurações.

Em Usuários, você deve clicar em Novo Usuário e preencher os seguintes campos:

  • Nome: é o nome com o qual você verá o usuário na plataforma

  • Nome de usuário: nome que o usuário usará para entrar no aplicativo móvel. Se você quiser saber mais sobre os perfis de usuários, clique aqui.

Uma vez que o motorista é criado, devemos criar nosso veículo. Para isso, você deve ir até Veículos, clicar em Novo Veículo e preencher as seguintes informações:

  • Nome: como você identificará o veículo na plataforma

  • Capacidade 

  • Endereço do origem

Clique aqui para ver mais detalhes sobre a criação de veículos.

Passo 1: escolha data, hora e veículos.

Você já criou seu veículo e seu motorista. Agora vamos criar uma rota. Clique em Rotas e você retornará à visualização inicial.

No calendário, você seleciona a data na qual a rota irá ocorrer e, sob o calendário, você deve indicar a hora em que os veículos farão os despachos.
​ 
Abaixo você encontrará uma lista de todos os seus veículos, onde você poderá escolher os que usará para esta rota.

Clique em Next

Etapa 2: fazer upload de visitas

Para adicionar suas visitas, o ideal é fazer o download e preencher o formulário de amostra de visitas massivas.

É muito importante respeitar a ordem das colunas e o formato de cada uma das células. Os campos mais importantes são:

  • Título: Nome da entrega (empresa, pessoa, etc.)

  • Endereço: endereço de entrega. O ideal é usar um formato que o Google Maps reconheça facilmente.

  • Carga: Você deve inserir a quantidade de carga que será entregue em cada visita.

  • Tempo hora de início / término: Se uma visita tem uma restrição de tempo para a entrega, você pode entrar aqui o início eo fim da restrição, por exemplo, se eles recebem despachos de 9 a 12 por dia.

  • Tempo de serviço: É o tempo que o veículo será atrasado em cada entrega. Esse valor é expresso em minutos (por exemplo, uma hora e meia é inserida como "90").

  • Notas: Campo destinado a adicionar informações relevantes para a entrega. Por exemplo, "Cuidado com o cachorro".

  • Latitude / longitude: Caso você tenha o georeferenciamento de suas entregas, você pode adicionar esta informação aqui.

  • ID de referência: campo destinado a adicionar o identificador do pedido (número da fatura, pedido, número do pedido, etc.).

Depois de inserir todas as suas remessas no formulário, você pode voltar para a plataforma e clicar em "importar visitas". Uma caixa será aberta, onde você deverá procurar o arquivo que acabou de criar.

Você também pode adicionar visitas manualmente no botão "Avisitas". A opção manual abrirá um formulário onde você poderá preencher todos os campos descritos acima.

Para mais informações sobre como adicionar visitas, consulte este artigo.

Erros de endereços

Ao fazer o upload de um arquivo com vários endereços, a plataforma tentará localizá-los corretamente no mapa. Caso não encontre nenhum endereço, mostrará Erros, que aparecem como pontos vermelhos. Em ambos os casos, ao clicar na visita, a plataforma informará qual é o erro. Passando com o mouse sobre a visita na lista à esquerda aparecerão três opções: um lápis, que permitirá editar a visita e assim eliminar o erro; um "X", que omitirá o erro sem excluir a visita e, finalmente, um lixeiro, que elimina a visita da plataforma.

Para mais informações, clique aqui.

Opções de otimização
Agora você pode fazer suas rotas, mas antes de pressionar o botão "Criar rotas", se você clicar na seta que aparece em seguida, você encontrará Opções de Otimização. Neste caso, você verá três: Balancear, que visa equalizar o número de visitas que cada veículo entregará; Minimizar veículos, o que você tentará fazer é usar o menor número de veículos possível para entregar as visitas de hoje e, finalmente, Rotas abertas, o que você vai fazer é criar uma rota que não considera o retorno de veículos para a adega.

Para mais critérios de otimização, clique aqui.

Resultados da otimização

Agora você está vendo as rotas que o sistema criou com base nas informações das visitas e nos critérios de otimização selecionados. No mapa, você verá um resumo das informações dessas rotas.

À esquerda, você encontrará os detalhes por veículo. Sob o nome de cada veículo, você encontrará o resumo da rota (duração, quantas visitas são necessárias, porcentagem de carga usada) e, ao clicar nessa barra, você abrirá os detalhes dessa rota específica. Você notará que no mapa agora só vê a rota que você abriu.

Ao lado do nome do veículo, há um ícone que parece uma pessoa. Se você clicar, poderá selecionar o motorista que fará essa rota.


Às vezes, nem todos os pontos são atribuídos a um veículo. Se esse for o caso, você verá esses pontos na lista chamada Visitas fora da rota. Para saber por que eles são deixados de fora, você pode ler este artigo.

Às vezes você pode querer modificar as rotas que o sistema lhe deu. Aqui você pode ler mais sobre a edição de rotas.

Download de arquivos

No botão Exportar, é exibida uma lista de arquivos que você pode baixar. Todos contêm as informações das rotas que você acabou de criar.

Concluir e confirmar

Nós só precisamos salvar as rotas e enviá-las para os motoristas. Para fazer isso, devemos clicar em Concluir, que abrirá uma tela onde você pode:

  • Altere o nome do plano (plan = conjunto de rotas).

  • Confirme se os drivers estão corretamente atribuídos.

  • Envie as rotas para os motoristas clicando no botão Confirmar.

Você verá uma mensagem confirmada de que as rotas foram enviadas corretamente para os drivers.

Visão geral do aplicativo para dispositivos móveis

Primeiro você deve baixar o aplicativo da App Store ou Google Play Store procurando "SimpliRoute". Uma vez instalados nos telefones dos motoristas, eles devem entrar com seus respectivos nome de usuário e senha.

Uma vez logado, o motorista verá a rota atribuída para hoje, e assim que ele iniciar sua rota (clicando em Iniciar Rota), ele poderá interagir com os visitantes. É muito simples de usar!

Para um guia completo sobre o uso do aplicativo, acesse este link.

Visão geral de rastreamento

Essa é a interface de Rastreamento, onde você pode revisar as rotas atribuídas para hoje. Na visualização Veículos, você pode ver um detalhe das visitas atribuídas a cada motorista e o andamento de cada rota. Um veículo está "ativo" quando o motorista já iniciou a rota. Caso contrário, "inativo" será exibido.

Quando um veículo está ativo, você pode ver sua localização GPS no mapa e a rota feita durante o dia.


Na visão Visitas, você pode ver todas as visitas atribuídas para hoje e a última posição de cada veículo. As visitas que estão em verde são aquelas que seus motoristas marcaram como "entregues", as visitas que estão em vermelho são aquelas que os motoristas marcaram como "não entregues" e as visitas em cinza ainda não foram relatadas pelos motoristas.


Ao clicar em cada visita, na lista ou no mapa, você pode ver as informações detalhadas dessa visita. Se você quiser saber mais sobre esta informação, clique aqui.

¿Ha quedado contestada tu pregunta?