Todas las colecciones
Português
Criação de Rotas
Exemplos: rotas com restrições de habilidade
Exemplos: rotas com restrições de habilidade
Ana Jiménez avatar
Escrito por Ana Jiménez
Actualizado hace más de una semana

Habilidades é uma funcionalidade avançada que permite forçar determinados comportamentos ao criar rotas. Uma habilidade é um texto que é adicionado aos veículos e aos visitantes, e permite que apenas veículos com um grupo especial de habilidades participem de determinadas visitas.

Exemplos de uso de habilidades são:

  • Se você entregar produtos congelados e não congelados, e ao mesmo tempo você tem caminhões com armazenamento frio e caminhões normais. Os caminhões com armazenamento frio terão a habilidade FRIA e os produtos congelados exigirão habilidades FRÍCIAS.

  • Se você tem um serviço técnico e você recebe ordens para reparar máquinas diferentes. Talvez você tenha pessoal com habilidades ELÉCTRICAS, ou FACILIDADES, ou REPAROS. Dependendo do que você precisa fazer em cada lugar, você deve enviar pessoas ou veículos com uma ou mais habilidades.

  • Se você tem que visitar lugares no centro da cidade, que só suporta caminhões pequenos, você pode fazer todas essas visitas exigir a habilidade CENTER, e apenas caminhões pequenos possuem a habilidade CENTER.

Para usar as habilidades do SimpliRoute, você deve primeiro criá-las em sua conta. Para isso, você pode consultar a seção de Administração de Habilidades. Você não poderá usar habilidades que ainda não foram criadas em sua conta.

Ao criar ou editar um veículo, você pode escolher as habilidades que o veículo possui.

Ao criar ou editar uma visita, possui dois conjuntos possíveis de habilidades: Habilidades Requeridas e Habilidades Opcionais.

  • Habilidades exigidas: se uma visita tiver várias habilidades necessárias, ela só pode ser atendida por um veículo que possui todas essas habilidades. Se a visita requer as habilidades de ELETRICISTA e INSTALAÇÃO, um veículo que tenha apenas a habilidade do eletricista não será considerado adequado para participar dessa visita.

  • Habilidades opcionais: se uma visita tiver várias habilidades opcionais, pode ser atendido por qualquer veículo que tenha pelo menos uma dessas habilidades. Se a visita requer as habilidades de ELETRICIENTE e INSTALAÇÃO, um veículo que somente tenha eletricista será suficiente para atendê-lo.

Para carregar habilidades do arquivo Excel, você deve adicioná-las separadas por vírgulas. As habilidades devem ser escritas da mesma forma que você as criou na interface. Se você as escreveu com minúsculas e no Excel, elas são maiúsculas, SimpliRoute não as reconhecerá.

Um uso comum e generalizado é usar habilidades para dividir a cidade em zonas. Cada visita tem uma habilidade dependendo do quadrante em que está, e, por outro lado, os veículos são pré-divididos por quadrantes.

Tenha cuidado ao abusar das habilidades. Quanto mais habilidades você colocar, mais restritivo é o roteamento e mais difícil será resolver. Quando as visitas exigem muitas habilidades e veículos não conseguem atender a todos eles, o número de visitas fora da rota pode aumentar. Certifique-se também de que, se você criou uma nova habilidade para uma visita, pelo menos um veículo pode atendê-lo!

Experimente diferentes combinações de habilidades para obter resultados adequados a você. Habilidades é uma funcionalidade que permite moldar as rotas de acordo com sua operação;).

¿Ha quedado contestada tu pregunta?