Depois de obter o resultado de otimizar suas rotas, você tem a possibilidade de modificá-las. Existem várias maneiras de editar rotas:

  • Criar novas rotas
  • Botão Editar - Mover pontos entre as rotas.
  • Arraste Pontos - Muda a ordem dos pontos em uma rota.
  • Otimizar rotas específicas
  • Otimizar um grupo de Rotas

Para fazer qualquer uma dessas mudanças nas Rotas da Etapa 3, você deve clicar no botão Editar na parte superior para entrar no modo de edição de rota.

Tenha em mente que, embora a SimpliRoute nunca quebre qualquer restrição que você deu (carregar, janelas de tempo ou habilidades), através de edições manuais você pode quebrar algumas restrições. Ensinaremos nesta seção a detectar essas condições e ver como resolvê-las.

Criar novas rotas

Clique no botão + Nova rota para criar uma nova rota. Escolha qual veículo faria essa rota. Se é um veículo que já possui uma rota, você criará uma segunda rota para o dia. Se for um veículo que não tenha rotas ainda atribuídas, será adicionado à lista de veículos disponíveis para roteamento.

Mover pontos entre rotas

Você pode selecionar os pontos que deseja dentro de uma rota e, em seguida, movê-los para outra rota. Você pode selecionar pontos da lista ou direto do mapa. Você pode selecionar rotas inteiras se precisar.

Veremos as informações das visitas selecionadas nas caixas de informações na parte inferior. Esta informação inclui o nome da visita, o endereço, as cargas, as janelas de horário, o tempo de serviço e a prioridade atribuída.

Clique na seta para cima para expandir a caixa e ver mais informações.

Você também pode selecionar vários pontos dentro de um polígono que você desenha no mapa para transferi-los para outra rota usando a ferramenta Lasso, que é acessada através do ícone flutuante à direita:

Três ícones serão exibidos: polígono (para desenhar), seta (para selecionar visitas) e ícone para sair da seleção múltipla.

Clique no ícone do polígono para desenhar no mapa. Todas as visitas dentro do polígono desenhado serão selecionadas.

Este modo de edição não mostra as caixas de informações, mas indica quantas visitas são selecionadas. É possível desmarcar tudo com o botão de seleção Excluir.

Quando você já selecionou os pontos que deseja mover, clique em Mover para escolher a rota para a qual deseja mover os pontos.

Você pode fazer todas as mudanças que deseja. Toda vez que você faz uma mudança, todos os indicadores da plataforma serão atualizados. Quando você terminar de editar, você deve sair do modo de edição.

Na parte inferior da lista, você verá os botões Cancelar e Salvar. Clique em Salvar para confirmar todas as alterações que você acabou de fazer. Clique em Cancelar para retrair as mudanças que você acabou de fazer e deixe suas rotas parecerem antes de editá-las.

Alterar a ordem de uma rota

Se você deseja alterar a ordem dos pontos dentro de uma rota, pode clicar em um endereço na lista e arraste-o para a posição desejada. Cada vez que você fizer isso, o SimpliRoute calculará os novos horários de chegada.

Restrições de interrupção Produto de uma edição

Quando você cria rotas, o SimpliRoute leva em consideração todas as restrições que você inseriu para evitar quebrar restrições de carga, janelas de tempo ou habilidades. Mas, através de edições manuais, você pode quebrar qualquer uma das restrições anteriores. SimpliRoute mostra alertas para indicar quando você interrompe restrições.

  • Se uma rota exceder a carga permitida, você verá seu indicador de carga pintado de vermelho.
  • Se uma rota interrompe qualquer restrição de tempo, você verá um indicador na forma de um relógio ao lado da rota. Se o seu veículo estiver trabalhando mais do que o dia de trabalho designado, você também verá esse indicador.
  • Se uma rota interrompe uma restrição de habilidade, você verá uma bandeira de habilidade em vermelho ao lado da rota.

Se você abrir qualquer uma das rotas com indicadores vermelhos, você pode ver quais são as direções específicas que estão quebrando as restrições de carga, cronograma ou habilidades.

Existem algumas opções para editar rotas mais avançadas que explicaremos abaixo, de modo que aproveite ao máximo o SimpliRoute e seus algoritmos de otimização.

Reordenar uma rota

Dentro de cada rota, você verá a opção Otimizar. Se depois de muitas edições manuais suas rotas foram desordenadas, você pode reordenar.  Otimizar leva todas as visitas que você deixou dentro de uma rota e as reoptimiza, dando-lhes a ordem lógica que tira proveito da geografia e não quebra o menor número de janelas do tempo. Recomendamos que, se você inseriu muitos pontos dentro de uma rota, clique em  Otimizar para organizar a ordem dos pontos.

Criar rotas com outras opções de otimização

Se você clicar em Anterior na Etapa 3 dos Resultados de Otimização, você retornará à Etapa 2 das Visitas de Importação. A partir daí, você pode alterar as opções de roteamento ao lado do botão Criar Rotas e criar rotas novamente. Você pode fazer isso quantas vezes quiser e ver os diferentes resultados de roteamento que você recebe com cada opção. Tenha em mente que toda vez que você criar rotas novamente dessa maneira, você substituirá as rotas que você criou antes, incluindo qualquer edição manual que você fez.

Did this answer your question?