Nesta sessão você verá como carregar as direções que deverão ser visitadas em suas rotas. Suas visitas podem ser carregadas de 3 modos:

- Direto na Interface

- Via integrações com outros sistemas

- Carregando um arquivo em Excel.

Você também pode adicionar visitas que foram deixadas pendentes ou falhadas em dias anteriores

Elementos de uma visita

Independentemente do caminho que você insira suas visitas, elas sempre possuirão campos obrigatórios e campos opcionais. Uma visita é composta de:

-Elementos obrigatórios:

  • Título: Nome da visita. Pode ser a Razão Social do cliente, o nome do cliente ou o texto que achar melhor para identificar o mesmo.
  • Direção: Direção onde está localizada essa visita. O formato da direção deve ser “endereço, número – cidade – UF”. Por exemplo, “Avenida Paulista, 2300 – São Paulo – SP”. Recomendamos a leitura deste artigo no qual contém boas práticas na hora de escrever direções.

Elementos opcionais para Roteirização:

  • Carga: Quantidade de produtos que serão entregues nessa visita. Pode ser a unidade que você precisar, mas deve coincidir com o formato de carga que você utilizou no cadastro de seus veículos. Deve ser um número.
  • Janela de horário: Horário em que este cliente pode receber a mercadoria/visita. O veículo não pode visitar este cliente fora desse horário. Deve ser o formato: hh:mm.
  • Tempo de serviço: Tempo estimado para que o veículo realize essa entrega/visita no cliente. Deve ser inserido me minutos.

Elementos opcionais para rastreamento/acompanhamento:

  • ID: Identificador da visita. Você pode inserir o código que desejar para realizar o rastreamento/acompanhamento da visita. Pode ser o número da Nota fiscal, número do pedido, ou qualquer outro ID de seu sistema/controle.
  • Pessoa de contato: Nome da pessoa que esta aguardando a entrega/visita.
  • Telefone de contato: Telefone de contato da pessoa que esta aguardando a entrega/visita. O entregador pode clicar diretamente no aplicativo. O formato deve ser código do país + número do telefone. Por exemplo, +5511988740202.
  • Notas: Aqui você pode escrever qualquer informação relevante para o motorista/entregador. Indicações de qual andar é a entrega, ou qualquer outra informação que seja necessária.

Elementos opcionais de roteirização avançada

  • Carga 2 e carga 3: Unidades adicionais de carga. Comportam-se da mesma maneira que a primeira carga e te permitem trabalhar com pedidos multidimensões. Por exemplo, caixa de pesam 15 quilos e meçam 1 metro cúbico. Revise exemplos de cargas 2 e 3 na sessão de Exemplos: rotas com restrição de cargas.

AVANÇADAS: Com Carga 2 e 3 você pode simular várias coisas, como veículos que possuem seguro e não podem carregar mais de um pedido, para não exceder o valor total da carga. Você também pode utilizar para limitar o número de visitas por veículo.

As possibilidades são infinitas!

  • Janela de horário 2: Um segundo intervalo de tempo em que você pode visitar o cliente. Em conjunto com a primeira janela de horário, te permite simular coisas como “este cliente não atende na hora do almoço”. Revise exemplos do uso de janela de horário dupla na sessão Exemplos: Rotas com janela de horário. 
  • Prioridade: permite definir pontos de prioridade. Existem até 5 níveis de prioridade: primeiro, último, alta prioridade, prioridade média e baixa prioridade. Você pode ver mais exemplos na sessão Exemplos: Rotas com pontos prioritários.
  • Habilidades necessárias: Uma habilidade é uma condição que uma visita exige e que por sua vez um veículo deve possuir para atender a mesma. Por exemplo, se você possui produtos congelados, apenas um veículo com a habilidade de “Refrigerado” pode atender essas entregas/visitas. Você pode inserir todas as habilidades necessárias que forem necessárias para uma visita e as mesmas somente serão atendidas por veículos que possuam essas habilidades.

Se faltar uma habilidade necessária em um veículo, ele não poderá atender as visitas.

  • Habilidades opcionais: Funcionam de forma similar do que as habilidades necessárias. A diferença é que a visita exige várias habilidades opcionais, basta que o veículo tenha uma delas, para que ele esteja apto para atender a visita. Revise exemplos de habilidades necessárias e opcionais na sessão Exemplos: Rotas com restrições de habilidades

 

Cria uma visita

Você pode adicionar visitas diretamente na interface

Click no botão Nova Visita para inserir um novo ponto de entrega.

A partir daqui, você pode preencher todos os campos descritos anteriormente. Para inserir a visita, click em Salvar e a visita irá aparecer no mapa.

Visita via integrações

Se você possui outro sistema no qual já tenha a informação de suas entregas, as mesmas podem ser integradas diretamente de seu sistema com SimpliRoute.

Mais informações disponíveis na sessão de Integrações.

Quando possuir uma integração ativa, ao invés de importar visitas, você as verá automaticamente na sua tela.

Lembre-se, dependendo da data que foi escolhida no Passo 1 de Informação Inicial, essas serão as informações apresentadas no Passo 2.

A seguir no próximo artigo a Importação de visitas via arquivo de Excel.

Did this answer your question?